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COVID-19: Contactos e Plano de Contingência

Contactos | Reforçamos o atendimento para lhe transmitir a melhor informação.

 

Telefone Geral: 253 809 200

 

Para esclarecimentos sobre consultas/cirurgias use por favor o e-mail sgddir@hbarcelos.min-saude.pt

Para esclarecimentos sobre a sua cirurgia de ambulatório use por favor o e-mail ucaenfch@hbarcelos.min-saude.pt

Para marcações de consultas e exames use por favor o e-mail consultasec@hbarcelos.min-saude.pt 

Para esclarecimentos sobre as suas análises utilize por favor o email patclidir@hbarcelos.min-saude.pt

Para marcações de análises use por favor o e-mail  labsec@hbarcelos.min-saude.pt 

Pode usar o e-mail do nosso site para qualquer assunto. Entre aqui: http://www.hbarcelos.min-saude.pt/category/fale-connosco/

 

Recomendações:

– Os utentes em regime de ambulatório com necessidade de se deslocarem ao HSMM devem faze-lo sozinhos ou, se a situação clínica não o permitir, fazê-lo acompanhado por apenas uma pessoa.

– Quando clinicamente adequado, as consultas serão realizadas de forma não presencial, por contacto telefónico entre médico e utente.

– Todos os atos cancelados por motivo de isolamento social ou quarentena serão oportunamente reagendados.

 

PLANO DE CONTINGÊNCIA

Os nossos Serviços sofreram, também, reorganizações, no âmbito do nosso Plano de Contingência, por forma a dar a melhor resposta possível às necessidades dos nossos utentes:

SERVIÇO DE URGÊNCIA: Para que nos seja possível manter informados os familiares/acompanhantes dos doentes do Serviço de Urgência, disponibilizamos a linha telefónica 253 090 732, a quem, mediante identificação do utente pelo número fornecido no momento de ingresso no serviço, serão dadas informações  nos seguintes horários: 12h00 às 13h00  e 18h00 às 20h00

INTERNAMENTO: Para que nos seja possível manter informados os familiares/acompanhantes dos doentes internados, reforçamos a nossa linha telefónica 253 809 200. Marcação de Horário para atendimento, via telefone, com o médico assistente: das 9h00 às 10h00 e das 14h00 às 16h00.

EXAMES E ANÁLISES

  • O funcionamento da Central de Colheitas/Análises está a ser normalmente assegurado.
  • Todos os exames realizados no âmbito da internalização serão cancelados, por tempo indeterminado.
  • Os MCDT internos agendados serão desmarcados por tempo indeterminado, nomeadamente:
    • Análises (desmarcadas apenas as análises pré-operatório)
    • RX
    • TAC (todos, no entanto será pedido ao médico prescritor que nos informe da urgência ou não na realização do exame)
    • ECG
    • Ecocardiogramas
    • Audiometrias
    • Exames Oftalmológicos
    • Provas Funcionais Respiratórias
    • Provas de Marcha
    • Estudo do Sono
    • Biópsias
    • Ecografias

 

SERVIÇOS FARMACÊUTICOS

A dispensa de medicamentos a doentes em regime de ambulatório processa-se no horário normal de funcionamento dos SF – 9h-17h de segunda a sexta, existindo para o efeito um farmacêutico destacado para o atendimento ao doente e respetiva dispensa. A dispensa será efetuada, quando possível, para um período de 6 meses, limitando a deslocação dos doentes ao HSMM.
Foi criada uma barreira de distanciamento, ponto a partir do qual o utente não passa.

Contactos: 253 809 209 | farmacia@hbarcelos.min-saude.pt

PEDIATRIA

– Consulta Externa de Pediatria: Realizada telefonicamente pelo pediatra e no horário (o mais aproximado possível) conforme, agendamento.

Serviço de Urgência Pediátrica: Pela limitação de espaço e de profissionais de saúde foi deslocalizada para o espaço da “Consulta Externa- gabinetes 18 e 19” e com o horário de atendimento foi alterado para o período das 8 às 21 horas, diariamente.

Internamento: Sempre que haja necessidade de vigilância e / ou tratamento em ambiente hospitalar mantém-se, com a mesma localização a área das crianças (piso 1) e a área dos adolescentes (piso 2).

Comunicação com Serviço de Pediatria: Os utentes em seguimento neste hospital poderão contactar o Serviço de Pediatria, preferencialmente com o Pediatra que conhece o utente, nos dias úteis e entre as 9 e as 17 horas, através dos contactos telefónicos:
253809249
915303386

CARDIOLOGIA

– A maioria das consultas serão efetuadas via telefone. Caso seja necessária avaliação presencial a mesma será combinada com o doente. As primeiras consultas não urgentes poderão ser adiadas, as restantes serão efetuadas via telefónica ou presencialmente mediante decisão do Médico Assistente.

– A realização de ecocardiogramas urgentes será assegurada na parte da manhã. As consultas telefónicas ou presenciais no caso de doentes urgentes serão asseguradas na parte da tarde segundo a escala previamente definida.

IMUNOHEMOTERAPIA

– As consultas dos doentes hipocoagulados com Varfine® ou Sintrom® mantêm-se com a seguinte alteração: o início das consultas/controlos INR é às 10h devendo estes comparecer todos a esta hora independentemente da hora inicialmente prevista.

– As consultas dos doentes hipocoagulados com Xarelto®, Lixiana®, Pradaxa® e Eliquis® mantêm-se como habitualmente às quintas-feiras no período da manhã preferencialmente por via telefónica. Apenas casos selecionados é que serão convocados previamente à consulta para comparecer no dia agendado.

– As restantes consultas como: Hospital de Dia para suplementação de Ferro IV, flebotomias e outras patologias hematológicas benignas serão avaliadas individualmente e os doentes serão convocados ou remarcados em tempo oportuno pelo secretariado do serviço.

– Análises pré consulta: Todos os doentes que se considerar estritamente necessário colherem análises, face ao atual contexto, serão convocados. Os doentes que realizarem análises serão posteriormente convocados para a consulta presencial. As colheitas de análises adiadas serão reagendadas em consonância com as respetivas consultas.

VISITANTES: De acordo com orientações do Ministério da Saúde e Direção-Geral da Saúde estão suspensas, desde 8 de março, por tempo indeterminado, todas as visitas externas a doentes internados, salvo exceções (crianças) e outras determinadas pelo médico ou enfermeiro do Serviço (por exemplo: doentes em fase terminal).

ESTÁGIOS E ATIVIDADE FORMATIVA: Estão suspensos todos os estágios realizados em áreas clínicas e não clínicas, até novas orientações. Está suspensa a atividade de formação interna de carácter não essencial, que será remarcada posteriormente em datas oportunas. Estão ainda suspensos todos os eventos científicos e não científicos a realizar no HSMM.

Não deverão ser realizadas reuniões presenciais não urgentes.

VOLUNTARIADO E VISITAS DE DELEGADOS DE INFORMAÇÃO MÉDICA: A atividade do Voluntariado e a presença dos DIM no HSMM e das restantes entidades parceiras está suspensa por tempo indeterminado no Hospital.

NOTA: Todas as entradas no HSMM (profissionais, utentes, acompanhantes, fornecedores, entre outros) deverão ser controladas através de rastreio de temperatura, na entrada do hospital.

 

GUIA DE INFORMAÇÃO PARA O UTENTE

Consulte aqui o Guia de Informação COVID-19

 

QUARENTENA/ISOLAMENTO PROFILÁTICO

COVID-19 – Quarentena

Saiba o que é a Quarentena / Isolamento profilático e quais os cuidados a ter!

Geplaatst door Hospital Santa Maria Maior, EPE – Barcelos op Donderdag 19 maart 2020

 

FAQS

FAQS – COVID-19

Esclareça as suas dúvidas

Geplaatst door Hospital Santa Maria Maior, EPE – Barcelos op Maandag 23 maart 2020

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