Qualidade

O HSMM assume a qualidade, consubstanciada na satisfação dos seus utentes, profissionais e restantes partes interessadas como valor fundamental.

Neste sentido, e desde dezembro de 2016, o HSMM aderiu ao processo de Acreditação ao abrigo do modelo adotado pelo Ministério da Saúde (ACSA) em 4 serviços do hospital.

• Bloco Operatório
  • Unidade de Cirurgia de Ambulatório
  • Laboratório de Patologia Clínica
  • Serviço de Imunohemoterapia

Em julho de 2018 foi concedida a Acreditação aos 4 serviços suprareferidos, tendo sido o  primeiro grande passo do hospital no caminho da Qualidade.

O reconhecimento da prestação de cuidados de saúde de qualidade com segurança e profissionalismo, de acordo com padrões internacionais, tem como objetivo ganhar, cada vez mais a confiança dos cidadãos. Por outro lado, promove o empenho voluntário de todos os profissionais dessa instituição na melhoria contínua dos cuidados que são prestados.

Política da Qualidade

A Politica da Qualidade visa a garantia da segurança e da melhoria contínua dos cuidados de saúde prestados pelo Hospital Santa Maria Maior, de acordo com as necessidades dos utentes e de forma a superar as  suas expectativas.

Para tal, o HSMM sistematiza a sua atividade, entre outros documentos, em políticas, procedimentos, instruções de trabalho e regulamentos, de forma a identificar e monitorizar os seus processos críticos.

O Sistema de Gestão da Qualidade é a base de toda a atividade desenvolvida no HSMM, assente em programas de avaliação sistemática da sua estrutura, processos e  resultados, ao mesmo tempo que assume o envolvimento e satisfação dos seus profissionais e utentes como um  valor fundamental.

Veja aqui o Plano de Atividades Comissão da Qualidade e Segurança do Doente 2018 e Relatório de Atividades 2017