Qualidade

O HSMM assume a qualidade, consubstanciada na satisfação dos seus utentes, profissionais e restantes partes interessadas como valor fundamental.

Neste sentido, e desde dezembro de 2016, o HSMM aderiu ao processo de Acreditação ao abrigo do modelo adotado pelo Ministério da Saúde (ACSA) em 4 serviços do hospital.

• Bloco Operatório
  • Unidade de Cirurgia de Ambulatório
  • Laboratório de Patologia Clínica
  • Serviço de Imunohemoterapia

Em julho de 2018 foi concedida a Acreditação aos 4 serviços suprareferidos, tendo sido o  primeiro grande passo do hospital no caminho da Qualidade.

O reconhecimento da prestação de cuidados de saúde de qualidade com segurança e profissionalismo, de acordo com padrões internacionais, tem como objetivo ganhar, cada vez mais a confiança dos cidadãos. Por outro lado, promove o empenho voluntário de todos os profissionais dessa instituição na melhoria contínua dos cuidados que são prestados.

Política da Qualidade

O Hospital Santa Maria Maior, E.P.E. – Barcelos assume a qualidade, associada à satisfação dos seus utentes e profissionais, como valor fundamental.

Desta forma, visa a garantia da melhoria contínua dos cuidados de saúde prestados aos doentes e seus familiares, direcionando-os na perspetiva dos princípios de Gestão da Qualidade, tendo como principal objetivo ir de encontro às necessidades dos utentes e superar as suas expectativas.

Esta Política visa a obtenção da Gestão de Qualidade Total, recorrendo à implementação de sistemas e metodologias de garantia da qualidade a todos os níveis da sua atividade.

Para tal, o HSMM sistematiza a sua atividade em procedimentos, políticas, regulamentos, entre outros documentos, por forma a sintetizá-la em fluxos de trabalho, identificando os processos críticos e os respetivos procedimentos de gestão de risco e, assim, poder monitorizá-los.

O Sistema de Gestão da Qualidade é a base de toda a atividade desenvolvida no HSMM suporta e promove  o envolvimento de todos os profissionais na melhoria contínua da qualidade dos serviços prestados e da segurança dos doentes, assente em programas para avaliar sistematicamente estruturas, processos e resultados, com vista à excelência dos cuidados de saúde prestados.